A maioria das pessoas não sabe, mas o conceito de saúde mental é bem mais amplo do que as pessoas um dia já imaginaram. Isso porque de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse é um completo estado de bem-estar físico, mental e até mesmo social. Dessa forma, requer atenção em todas as áreas.
Pensando assim, a saúde mental é parte necessária e complementar para a manutenção de todas as funções orgânicas do corpo humano.
Deu para sentir o tamanho da responsabilidade?
Nesse contexto, as emoções falam muito alto no quesito saúde mental, pois o desequilíbrio deles pode gerar transtornos como a ansiedade, bipolaridade estresse e até mesmo depressão.
Por isso, é preciso que tenha muito cuidado com ideias generalistas sobre problemas relacionados à saúde mental de qualquer pessoa. Mas para deixar claro, eu vou te dar alguns exemplos do que pode prejudicar seu estado de saúde mental.
A forma como você enfrenta seus problemas tem uma grande importância no contexto geral da saúde mental. Isso porque, pessoas que retém pensamentos negativos podem desenvolver distúrbios relacionados dos mais diversos tipos. O simples fato de ser pessimista ou achar que algo não é para você já é o suficiente para gerar na sua mente um sentimento negativo e com alto poder de comprometer sua saúde mental.
Uma das formas mais interessantes de pensarmos sobre o que é a vida é a comparação com uma planta. Para que uma planta seja bonita, cresça, floresça e dê frutos, é necessário cuidado. É preciso regar, adubar e podar quando necessário. Mas a planta também sofre, pega chuva, sol, vento... é alimento para alguns insetos, perde folhas ... para estar saudável passa por muitas situações.
O ser humano também passa por várias situações das quais precisa superar para estar saudável. O que nos difere das plantas é que temos pensamentos, emoções e sentimentos que nos fazem agir, ou seja, tomar decisões e encarar as consequencias.
Desconsiderando as questões genéticas/orgânicas, todos temos a possibilidade de vivermos bem, sem ter que passar por problemas de depressão, ansiedade, crises de pânico, Burnout, TOC, distúrbios alimentares e muitos outros.
Para isso não basta apenas praticar exercícios físicos e ter uma boa alimentação, mas ter bons relacionamentos com as pessoas e consigo. É preciso gostar de você, entender a si próprio. Saber se situar no mundo e qual o seu verdadeiro papel nesse tempo. Você vive ou apenas existe? Você é mais um indivíduo que veio povoar o mundo ou vive para desfrutar do prazer de viver, ser feliz, fazer as pessoas felizes ao seu entorno e deixar um bom legado para o mundo?
Cuide de sua saúde mental! Invista nisso! Quando sua mente está boa os demais elementos que constroem sua história tem a tendência de melhorar. Isso não é psicologia positiva. Isso é ciência. Invista na qualidade de seus pensamentos e emoções para que tenha uma vida mais feliz.
Se você não for capaz de manter uma saúde mental estável, procure ajuda.
Não há fórmulas mágicas, mas há fatos que são cientificamente comprovados para que tenhamos saúde mental. Existem diversas formas de garantir mais saúde, isso é a mais pura verdade. Mas será que o modo como você tem se protegido contra as ameaças externas e internas está funcionando? Você tem evitado situações que possam gerar certos desconfortos psicológicos? Costuma ponderar situações nas quais a maioria das pessoas tende a perder o controle? É possível para você encontrar um local onde se sinta completamente tranquilo e em paz? Todos esses são pontos essenciais para garantir o seu bem-estar e, principalmente, sua saúde mental. Apesar do corpo refletir o que mente guarda, há outras ações que ajudam a preservar nossa saúde mental, como:
1 – Cuidar da alimentação.
Comer bem não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem-estar geral. Opte por um cardápio variado e equilibrado.
2 – Praticar atividade física.
Colocar o corpo em movimento de forma regular também contribui para a saúde emocional.
3 – Dormir bem.
É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais.
4 – Ter momentos dedicados às pessoas queridas.
É importante conviver com amigos e familiares.
5 – Reservar um tempo para o lazer.
Faça atividades que te deixe feliz, como passeios, encontros com amigos, cinema, ler bons livros, sair para dançar, entre outros.
6 – Estar em contato com a natureza.
Faz bem para o corpo e para a mente estar ao ar livre, conectando-se ao meio ambiente e escapar um pouco da rotina puxada do trabalho e da casa.
7 – Procurar algo que lhe dê prazer.
É muito saudável ter alguma atividade diferente na rotina. Escolha algo com que tenha afinidade ou mesmo que sempre teve vontade de praticar e nunca teve coragem. Pintura, dança ou algum esporte são alguns exemplos.
8 – Desenvolver sua fé.
E isso independe de crença/religião. A fé está ligada à forma como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas, ao otimismo, a crer na vida e em algo que tenha significado para você.
9 – Conhecer a si mesmo.
Existem várias formas de se conhecer, principalmente pela psicoterapia. Fico feliz em te ajudar caso precise de um profissional.