A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem clínica, ou seja, é uma das teorias que podem basear o atendimento psicoterapêutico. Ela se destaca por sua base científica, os precursores partiram de métodos científicos alicerçados no comportamento humano, na cognição e na neurociência.
As técnicas da TCC tornam a terapia mais eficaz, onde abrangem as pessoas em seus mais complexos casos, avaliando e direcionando a um desenvolvimento apropriado. Desse modo, a TCC auxilia o indivíduo a descobrir novas possibilidades de pensamentos diante de cada situação vivida, a fim de se adaptar da melhor forma a sua realidade. Com o tempo, os padrões que determinam suas crenças e percepções vão sendo modificados até o paciente conquiste autonomia para superar as suas questões.
Dentre as técnicas, destaca-se a psicoeducação. Desde o início do processo psicoterápico, o psicoterapeuta utiliza essa estratégia para auxiliar o cliente no foco do tratamento, estimulando a aprendizagem sobre como lidar com seu problema, para que assim ele consiga reestruturar suas cognições, emoções e comportamentos.
Abaixo estão relacionados materiais diversos a serem utilizados em sua caminhada terapêutica: